Notícias em Destaque

Dr. Júlio Clímaco é pré-candidato a vereador por São Paulo
Por: ASCOM SINPRF-SP 02 de Setembro de 2020 em: Notícias em Destaque

  Dr. Júlio Clímaco é natural de Serrinha (BA) e mora em São Paulo desde 1984. É advogado criminalista e especialista em Direito Penal Econômico. Foi advogado do SINPRF-SP, do período de 1998 a 2005.


SINPRF-SP - Qual seu propósito, enquanto pré-candidato a vereador pela cidade de São Paulo?
Dr. Júlio Clímaco - Meu principal objetivo é contribuir para uma São Paulo melhor, mais humana, menos desigual, com desenvolvimento e justiça social. Minha principal proposta é a criação de frentes de trabalho, com remuneração digna, para solucionar o desemprego - um problema que já existia e a pandemia piorou. As frentes de trabalho devem se concentrar na zeladoria: manutenção dos equipamentos públicos, como escolas municipais e construção de habitações populares, por exemplo, além das vias e espaços coletivos. Emprego é renda, emprego é vida e dignidade.


SINPRF-SP - Qual a sua visão sobre a importância da política para a nossa sociedade?
Dr. Júlio Clímaco - Para mim, o principal papel do político é representar os diversos setores no Poder Legislativo, seja em âmbito municipal, estadual ou federal. Acredito que o bom político é aquele que está com as portas do seu mandato abertas para ouvir as demandas das categorias com as quais ele tem afinidade. O mandato eficiente deve ser uma construção coletiva. Além disso, é fundamental que o político seja sensível às demandas da população, afinal, é aos cidadãos a quem devemos prestar contas.


SINPRF-SP - Consciente da responsabilidade de um vereador, se eleito for, como será sua atuação no legislativo de São Paulo?
Dr. Júlio Clímaco - Quero ser vereador de São Paulo, um anseio que venho amadurecendo já há alguns anos, para apresentar e defender propostas que beneficiem trabalhadores - profissionais da segurança pública, comerciantes, vendedores ambulantes, trabalhadores informais, desempregados. É papel do Estado oferecer condições para a geração de emprego e renda. Neste sentido, o vereador deve, além de fiscalizar o prefeito, oferecer soluções por meio dos projetos de lei.

Vou apresentar um projeto para a criação de frentes de trabalho, com remuneração de um salário mínimo e capacitação profissional. Além de gerar emprego e renda, é uma iniciativa que pode amenizar outros problemas da nossa cidade, como a falta de moradia e o estado precário em que estão as escolas públicas municipais. 

 

SINPRF-SP – Em sua opinião, quais adjetivos deve ter um pré-candidato ao legislativo?
Dr. Júlio Clímaco - Responsabilidade, comprometimento, seriedade e humildade.


SINPRF-SP - Para você quais são os desafios do município de São Paulo em Segurança Pública e Segurança Viária?
Dr. Júlio Clímaco - A questão da segurança pública para São Paulo acontece em dois momentos. Em um primeiro momento, é necessário que a polícia haja com inteligência, principalmente em relação ao crime organizado. Para isso, ela precisa estar bem remunerada, ou seja, é preciso valorizar o servidor policial e a atividade policial. É necessário que o policiamento seja feito de forma humanizada, principalmente nas comunidades, para diminuir os danos que são causados muitas vezes pelo mau desempenho da polícia em termos de falta de planejamento nas ações. Em um segundo momento, é necessário o investimento em educação para não precisar construir mais presídios no futuro. Em suma, acredito que é preciso policiamento, policiais valorizados, polícia bem equipada e inteligência policial. Assim, com redução de danos, a atividade policial não colocará cidadãos em risco.
Fala-se também em segurança viária. Eu sou totalmente a favor do controle mais rígido de velocidade.

Dr. Julio