Notícias em Destaque

Governo Federal registra recorde de aposentadorias em 23 anos
Por: ASCOM SINPRF-SP 03 de Setembro de 2019 em: Notícias em Destaque

  Segundo dados do Painel Estatístico de Pessoal (PEP), do Ministério da Economia, foram registradas até julho deste ano, 24.025 aposentadorias de servidores no Poder Executivo Federal, um número recorde se comparado aos últimos 23 anos.

  Se compararmos com o mesmo período em 2018, foram registradas 5.189 aposentadorias a mais do que todo o ano passado, que contabilizou 18.836 aposentadorias.

  Para a presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Adriane Bramante, um dos fatores que influenciou a procura pela aposentadoria foi a insegurança diante da reforma da Previdência. “Há dúvidas sobre o que vai acontecer com os servidores. Mesmo no caso daqueles que já tinham o direito adquirido e a insegurança é tanta que essa corrida para se aposentar se intensificou”, disse.

  Caso os pedidos de aposentadoria continuem no atual ritmo, é possível que 2019 seja o ano com mais aposentadorias na história do Governo Federal. Apesar do alto déficit de servidores, o Ministério da Economia ainda avalia pedidos de autorização de novos concursos, em órgãos com necessidades pontuais de reposição de servidores.

  Ainda de acordo com dados do PEP, o ranking de órgãos com mais saídas, inclui o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Polícia Federal.